Na noite de terça-feira (5 de julho), durante a cerimônia de posse da nova diretoria da Abrasel-MS (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso do Sul), ocorreu a assinatura do protocolo de intenções entre o Sebrae-MS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), SHRBS/MS (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Mato Grosso do Sul).

O termo tem como principal objeto firmar cooperação técnica entre as instituições supramencionadas, para ações em conjunto visando o desenvolvimento do setor de Bares, Entretenimento, Hotéis, Restaurantes, e Similares no Estado de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o presidente da Abrasel-MS, Juliano Wertheimer, a assinatura do termo foi um dos momentos mais significativos realizado no ano de 2016. “É, um marco norteador para as futuras ações da área, contribuindo para os avanços almejados para o setor pela instituição”.

A Diretora Técnica do Sebrae, Maristela de Oliveira França, ressaltou a importância da parceria entre o Sebrae e a Abrasel para fomentar o desenvolvimento do setor gastronômico no Estado. “O objetivo é apoiarmos ao máximo os empreendedores que desejam melhorar suas atividades, por meio de consultorias, treinamentos, palestras, clínicas tecnológicas e missões técnicas”.

“Além da indústria, queremos trazer para a discussão da política pública, comércio e serviços. Dessa forma, nós lançamos o PROPEQ – o Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios – e damos suporte à Abrasel. O governo do Estado tem buscado desburocratizar e descentralizar suas ações, a exemplo da Junta Comercial de MS, órgão veiculado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade). A Jucems em breve será totalmente automatizada e integrada no estado para facilitar a vida do empresário. E a Abrasel pode contar com o governo, já que é importante esse associativismo. Em nome do Governador Reinaldo Azambuja, estamos à disposição. A Semade é a secretaria que cuida também de comércio e serviços”, ressaltou Jaime Verruck, secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade).

Nova diretoria

A nova diretoria da Abrasel no Mato Grosso do Sul traz, entre suas propostas, sensibilizar os empresários do segmento para a importância da filiação junto à entidade. “Contamos com 134 associados no Estado e buscamos o desenvolvimento sustentável do setor, pois somos referência no segmento de bares e restaurantes e juntos podemos nos fortalecer e crescer ainda mais”, explica o presidente Juliano.

A proposta da nova diretoria é investir cada vez mais em eventos para fomentar o setor e criar campanhas e ações corpo a corpo para mostrar aos empresários os benefícios da filiação.

O novo conselho de administração é composto pelos seguintes empresários: Rogério Bataglim Kerkhoff, Carlos Massashi Ishikawa, André Nardo dos Santos, Eduardo Graeef Fornari, Rafael José Meneses Petinari, Bruna de Costa, Carlos Humberto Batalha Júnior, Rodrigo Hata, Diego Franco.